Curiosidades > Saúde

Como é a visão dos cães? Eles enxergam como os humanos?
Muitas pessoas acham que os cães não enxergam cores, mas isso é um mito! O que acontece é que eles enxergam as cores em tonalidades diferentes das que os humanos enxergam.
A principal diferença está no fato de que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. A escala de cores que os cães podem enxergar varia entre amarelos e azuis.
Para fazer um teste, jogue duas bolinhas em um gramado, uma azul e uma vermelha. Seu cão achará a azul com muito mais facilidade. Os brinquedos de outras cores podem ser usados para estimular seu olfato, pois para ele, procurar pelo cheiro será bem mais fácil.

Qual é a velocidade correta de crescimento de um cão?
Cada animal tem seu ritmo ideal de crescimento. Para os cães, a infância e a adolescência são muito curtas comparadas à sua idade adulta. Até que atinja a maturidade, os cachorros tem uma alta exigência nutricional, justificando a existência produtos específicos para esta idade.
E uma coisa que quase ninguém sabe é que quanto menor é a raça de seu cão, mais rapidamente ele atingirá o tamanho adulto. Um bom exemplo disso é que enquanto um Poodle finaliza seu crescimento em torno dos 9 meses, os Dogues Alemães crescem até os 18 meses.

Qual é a forma ideal de limpar os olhos de meu cachorro?
Uma das principais dicas de como cuidar da higienização de um cão é a limpeza dos olhos. O ideal é que seja realizada diariamente, porém, dependendo da raça, pode se fazer em dias alternados.
Os cães com maior necessidade de limpeza dos olhos são os que tem pelo longo, os brancos e os que lacrimejam com mais frequência.
Para realizar o processo, basta ter uma gaze limpa e soro fisiológico. Já estão disponíveis nas melhores pet shops alguns produtos específicos como “limpa lágrimas”, mas funcionam da mesma forma que o soro.

Porque os cães correm atrás do próprio rabo?
Para quem é dono de cachorro, essa cena pode ser mais comum do que parece. Segundo especialistas, há mais de uma justificativa para esse comportamento, algumas até preocupantes para a saúde do bicho. Uma das explicações, conforme a especialista, seria a percepção de que correr em círculos desperta a atenção do dono.
Uma outra possibilidade preocupante é a tentativa de aliviar algum desconforto presente na região do ânus ou do rabo, como pulgas ou dermatites. Fique atento as atitudes de seu cão, se esses movimentos se tornarem um hábito, ele pode desenvolver problemas sérios como stress, por exemplo.

É comum que um cão fique manhoso por um longo período de tempo?
Não é comum que um cão fique manhoso ou preguiçoso por muito tempo. Então, se isso começar a acontecer por um período maior de tempo, fique atento! Seu cão pode estar com algum problema de saúde ou sentindo dores.
Nesses casos, o mais recomendado é procurar o veterinário o mais rápido possível. Porém, em alguns casos, o problema pode estar aparente como uma ferida, por exemplo.
Em caso de feridas, é importante identificar a gravidade dessa ferida. Se for algo leve e superficial, basta limpar a área para desinfetar e deixar respirar por um tempo. Procure utilizar apenas produtos recomendados por seu veterinário.

Escovar os dentes de um cão é importante?
Escovar os dentes de seu cão é de suma importância!
É possível amenizar o mau hálito e cálculos dentários, assim como a perda dos dentes.
Procure escovar os dentes de seu cachorro de uma a duas vezes por semana regularmente. Com isso, é possível evitar uma futura cirurgia para a retirada de cálculos dentários. Existem no mercado produtos específicos para essa escovação de dentes em cães.
Procure orientação de seu veterinário e veja as marcas mais indicadas de produtos para a higiene bucal de seu cachorro.

Qual é a melhor forma de cruzar os cães?
Então é importante esclarecer alguns pontos para que a ninhada venha linda e cheia de saúde! Para começar, é importante escolher as raças, o local e o período ideal para que o acasalamento ocorra de maneira tranquila. Considere também levar macho e fêmea para uma visita ao veterinário. Isso possibilita que a saúde de ambos os animais seja verificada e de que vacinas e vermifugações estejam em dia.
Vale lembrar que cruzar animais consanguíneos (da mesma família) também não é recomendado, pois pode gerar filhotes com uma série de complicações genéticas.

Cães podem pegar dengue?
Todos atentos no combate aos mosquitos transmissores de doenças! Algumas doenças transmitidas pelo mosquito também podem fazer mal ao seu cachorro.
Algumas pessoas acham que só no verão o índice de doenças como a dengue aumenta. Mas não é bem assim, durante todo o ano é possível ser contaminado por doenças transmitidas pelo mosquito a família dos Aedes.
Por isso, procure um veterinário e veja o que pode ser feito para proteger seu cão durante todos os períodos do ano.

Como deve ser o parto de uma cadela?
O ideal é que os filhotes nasçam de forma natural. Porém, a cesariana é um procedimento que, geralmente, se reserva a casos de maior complicação ou situações emergenciais. Em algumas raças, como os bulldogs, franceses ou ingleses, a cesariana é uma questão de necessidade por conta de sua estrutura corporal.
A recomendação dos veterinários é que o procedimento seja feito em casos de fetos muito grandes, problemas no posicionamento fetal, fêmeas que já tenham sofrido algum tipo de traumatismo ósseo e má formação fetal ou quantidades extremas de filhotes.

A castração é mesmo importante?
Muita gente não sabe, mas a castração é um assunto de extrema importância quando falamos da saúde de um cão.
Muitos devem se perguntar: Quais são os reais benefícios da castração para o cachorro?
Na verdade a castração ajuda a evitar diversos problemas como agressividade, a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua e, no caso das fêmeas, evita-se câncer de útero e ovário além de não se ter mais os cios.
A idade recomendada para se fazer a castração é aos 6 meses de idade, principalmente em fêmeas pois é com essa idade que se costuma ter o primeiro cio. Cães mais velhos também podem ser castrados, mas alguns benefícios como a perda de agressividade podem não ser notados.